Os Exploradores

The Explorer

Este perfil vibra na Liberdade e na Aventura!


Quem é “Explorador” no Teste de Personalidade de Helen Fisher (ou tem uma pontuação alta de Explorador no seu tipo secundário), quer dizer que opera na vida com uma enorme quantidade de Dopamina no seu sistema cerebral. 

Isto faz com que sejam pessoas que gostam e precisam de Liberdade como “modo de vida”. Liberdade de movimento, de pensamento, de ideias, estilos de vida, ocupação e expressão.

Estão dispostos a correr riscos para obter a Liberdade de que necessitam, e a nível sexual é o perfil com energia mais elevada, seja homem ou mulher. São sexuais, gostam do prazer, da diversão, da leveza das coisas, da brincadeira, da espontaneidade, do jogo!

Também é o perfil com menos convenções e mais dado a explorar novas formas de estar em relação. Não quer dizer que a monogamia ou a constituição de família esteja fora de questão, mas nunca serão uma “fada do lar” ou um “homem de família” no sentido mais tradicional. Serão criativos na educação que proporcionam e de forma geral.

São intensamente idealistas e autónomos: em caso de não terem um companheiro/a de aventura ou que embarque nas suas explorações mentais, eles vão sozinhos porque os Exploradores são os que abrem caminhos, os que vão atrás do desconhecido, os que pensam fora da caixa.


Dopamina, Aventura, Novidade, Criatividade.


A grande concentração de Dopamina na sua biologia, faz com que os Exploradores procurem atividade física, muitas vezes muito intensa, expressa em desportos ou atividades mais radicais, ou de risco, ou de mais exigência física.

O resultado está diretamente ligado ao que acontece quando vivem uma aventura, descobrem algo novo, ou durante e após praticarem sexo: um “rush” mental e físico que se equipara muitas vezes a uma droga, exatamente pelo prazer que sentem e a “injeção” de energia que levam ao gastá-la precisamente desta forma. Gastam energia para terem mais energia!

Não é incomum, por tudo isto, muitos Exploradores (homens e mulheres) serem, o que se chama de, “adrenaline junkies”.
Mas a Aventura não é só dos sentidos para um Explorador. É também e muitas vezes, da mente. Uma conversa sobre temas tabu ou por explorar, pode ser o equivalente a escalar o Evereste! Muitos Exploradores vivem incríveis aventuras somente entre as orelhas.


“Life is a playground or nothing at all.” – filme Mr. Nobody

Os Exploradores são joviais, otimistas, alegres, leves e curiosos, tal como uma criança. Surpreendem-se e gostam de surpreender, e a brincadeira terá sempre de fazer parte de tudo, seja no amor, no trabalho, nas relações. Eles realmente vêem a vida como se fosse um grande recreio para brincarem, divertirem-se, e partirem à descoberta. 

Rotinas, regras, demasiada ordem, demasiada segurança e monotonia… é morte para os Exploradores. Interrupções às rotinas, estilos de vida e de trabalho mais dinâmicos, criativos e variados e que facilitem mudar de ambiente, localização, pessoas, tarefas e ideias é o ideal para este arquétipo.


Missão e Compatibilidade Natural de um Explorador

A antropóloga Helen Fisher descobriu que os seres humanos se desenvolveram com diferentes características ao nível do seu sistema cerebral, para que pudessem assegurar a continuação e a evolução da espécie.

Para tal, precisamos de nos atraírmos uns pelos outros e de fazermos bebés. De sonhar e de ir em busca do desconhecido. Senão, estagnamos. Mas, também precisamos de criar raízes, assegurar a continuação dos costumes, cuidar do “ninho” e dos outros, e saber conviver em grupo, seja esse grupo família, comunidade, sociedade ou nação. E precisamos de eficácia e estruturas lógicas para combatermos as adversidades e chegarmos mais depressa ao progresso.


Os Exploradores são 1 dos 4 Tipos de Personalidade que Helen Fisher descobriu e, exatamente pela pré-disposição ao desconhecido, são os que olham para fora: fascinam-se pelos mistérios do mundo e assim, a Humanidade segue em frente e descobre diferentes “planetas” e formas de pensar.

Geralmente, a nível romântico, os Exploradores atraem-se por outros Exploradores, uma vez que para estes arquétipos, a dinâmica que funciona melhor a nível de um Relacionamento é uma de semelhança, ou seja, alguém que partilha os mesmos interesses, desejos e necessidades.

Um Explorador procura, por isso, consciente ou inconscientemente um companheiro ou companheira de Aventura, com quem partilhar a Vida!



JÁ FEZ O TESTE DE PERSONALIDADE?


Se ainda não fez, convido o leitor a descobrir o seu Tipo de Personalidade, fazendo o Teste de Helen Fisher, AQUI.

Caso o seu resultado seja Explorador no tipo Primário ou Secundário, ou conviva com um, ou seja casado/o com um, este artigo ser-lhe-á muito útil para aprender de forma consciente sobre quem realmente é sobre as suas necessidades mais vitais, assim como poderá melhor compreender o seu parceiro ou parceira.



ATENÇÃO EXPLORADORES SOLTEIROS QUE PROCURAM UM RELACIONAMENTO:


Em breve irá ser disponibilizado no site elisadelima.com um manual “Smart Dating para Exploradores”, ou seja, como atrair e investir na relação certa para si e criar a Vida Amorosa que tanto deseja e precisa!

É um manual que o/a ajudará a gerir com mais sucesso e consciência o processo de conhecer possíveis parceiros amorosos e a fazer uma escolha e investimento emocional gratificante e alinhado consigo, Explorador ou Exploradora!



O artigo seguinte será…

… sobre o próximo perfil de personalidade: o Negociador! Os Sonhadores da Humanidade.


Com carinho e até já,

Elisa

Se gostou deste artigo, talvez tenha interesse em ler outros do género? Se sim, subscreva a newsletter.
É a melhor forma de poder informar os meus leitores sobre novos artigos, próximos workshops e eventos, ou a criação de novos serviços e conteúdos.

Ao subscrever, receberá uma ferramenta para o/a ajudar a tomar melhores decisões, principalmente a nível de relacionamentos.

*se já assinou, por favor ignore esta mensagem.