Autoestima / Autoconfiança: diferenças e dicas!

,

“A pior solidão é quando não estamos confortáveis com nós mesmos.”
― Mark Twain

No meu último artigo sobre “Mas afinal, que raio é o Coaching?!” mencionei os conceitos de AUTOESTIMA e AUTOCONFIANÇA. Eles geram alguma confusão e por isso, neste artigo, gostaria de esclarecer essas dúvidas e oferecer algumas dicas.

É comum misturar autoestima e autoconfiança, ou pensar que ambos conceitos são o mesmo, ou que um não existe sem o outro. Isso não é verdade. Podes ter muita autoestima e não ter autoconfiança, ou o contrário.

Autoestima…

…tem a ver com a forma como te sentes em relação a ti próprio, o quanto te amas e te aceitas, o quanto celebras a tua pessoa, tem a ver com auto-compaixão e saberes cuidar de ti.

Não tem nada a ver com resultados ou desempenho, com coisas que consegues ou não consegues fazer. Não está ligado a nada exterior a ti. É um sentimento interno. Portanto, podes ter alta autoestima e ser feliz de modo geral e estar bem contigo mesma (a sós ou acompanhada), mas não ter autoconfiança em praticar deporto, falar em público, na matemática, viajar sozinha, desenhar etc.

Na autoestima valorizamos quem somos.

Autoconfiança…

…tem a ver com a forma como te sentes acerca das tuas habilidades e capacidades. Se tens ou não um bom desempenho em alguma coisa. Se consegues boas notas e bons resultados. Assim, podes ser muito eficiente a esquiar uma montanha e, ao mesmo tempo, sentires constantemente que não és suficiente nos teus relacionamentos pessoais.

Na autoconfiança valorizamos o que fazemos.

Quando te amas, a tua autoestima melhora, o que te torna mais confiante. Quando estás confiante em áreas da tua vida, começas a aumentar a tua sensação geral de autoestima. Podes trabalhar os dois ao mesmo tempo. 🙂

E como me amo? Como faço isso exatamente?

Ninguém nos ensina estas ferramentas, nem mesmo nas escolas, por isso, estou a desenvolver um programa de Coaching para trabalhar a AUTOESTIMA. O objetivo é ajudar-te a reconstruir a tua vida e os teus relacionamentos, tornando-os saudáveis e significativos. Fica atenta ao Facebook e artigos para novidades sobre o assunto. Será extremamente útil para todas/os os que têm dificuldade em lidar com a própria solidão, evitar entrar em relacionamentos conflituosos, ​​e saber como geri-los quando nos encontramos dentro deles. – Às vezes não podes escapar, é um membro da família (mãe, irmão, filho, sogra, padrasto), às vezes é uma situação de trabalho (chefe, colega), às vezes pode ser um amigo ou conhecido e, muitas vezes, é realmente o nosso relacionamento amoroso. Ao construir a tua autoestima evitas muitas feridas emocionais, preservando a tua serenidade e um estado mental e emocional saudável que te permite crescer e fazer as coisas que realmente gostas.

Entretanto, aqui estão algumas dicas que podes já começar a colocar em prática!

  • Pensa nas qualidades que os outros dizem que tens. Mesmo que não acredites muito nelas, este é um passo na direção certa.
  • Para o diálogo interno negativo. Começa a pensar em contradições positivas para essas afirmações assim que o pensamento negativo vier à tua mente.
  • Pensa, dirias isso a um amigo? Caso contrário, para de dizer essas afirmações para ti mesma. Mesmo se os outros não estiverem a ouvir… tu estás!
  • Faz uma lista dos teus pontos fortes. Pensa no que dirias sobre ti mesma se estivesses numa entrevista de emprego.

Espero que tenha ajudado!

Com carinho,

Elisa.

Nem todas as estórias de amor dão para a vida.

E nem todas as estórias de vida são estórias de amor.

O que é que as define? Qual queres? Em que estória estás?

Podes ter as duas numa só?

Agenda Sessão de Descoberta – email contact@elisadelima.com

       Relacionamentos de Qualidade é Qualidade de Vida

contact@elisadelima.com

linktr.ee/elisadelima

E, como habitual, mensalmente ofereço sessões de Coaching Relacional, Individual ou em Casal!
Responda a estas 3 perguntas por email, e entro em contacto consigo!

– Qual é a sua situação atual? – Que deseja conseguir neste momento? – Quais são os seus 3 maiores obstáculos para conseguir isso?

contact@elisadelima.com

2 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published.